Bill Gates passou as últimas décadas alertando o mundo sobre questões preocupantes, desde desastres climáticos irreversíveis até ciberataques de parar o mundo. Mas o que tira mesmo o sono do bilionário fundador da Microsoft?
Duas coisas: “Muita agitação” no mundo poderia desencadear “uma guerra significativa”. E mesmo que “evitemos uma grande guerra (…) haverá outra pandemia, provavelmente nos próximos 25 anos”, disse Gates ao canal americano CNBC.
E o que deixa o bilionário e filantropo desanimado é que a humanidade parece não ter aprendido nada com a pandemia de Covid.
Segundo especialistas, a questão não é se outra pandemia vai acontecer, mas quando ela vai ocorrer. Gates diz que a humanidade deve se concentrar em estar mais preparada do que estava para a Covid-19.
Gates escreveu um livro chamado “Como Prevenir a Próxima Pandemia”, lançado em 2022, no qual critica vários governos, incluindo EUA e Brasil, por não estarem adequadamente preparados em 2020.
No livro, o bilionário apresenta várias recomendações, incluindo políticas de quarentena mais rigorosas, investimento em monitoramento de doenças e aumento da pesquisa e desenvolvimento de vacinas.
Embora alguns avanços tenham sido feitos, com o aumento nos gastos com preparação para pandemias, Gates acha que a resposta global ainda não foi suficiente.
A polarização política, que muitos acreditam ter dificultado a resposta à Covid-19, ainda impede uma preparação adequada para o próximo surto, diz Gates.
“Reunir nossas impressões sobre o que fizemos bem e o que não fizemos ainda não está acontecendo… Talvez, nos próximos cinco anos, isso melhore. Mas, até agora, é bastante surpreendente”.