Alimentos antioxidantes são aqueles que possuem substâncias capazes de retardar ou até mesmo bloquear alguns tipos de danos às células do corpo, como o envelhecimento, como explica Edvânia Soares, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária, e especialista em Nutrição Esportiva.
Entre os alimentos que contém substâncias antioxidantes estão vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e vermelhas, alguns chás, grãos integrais, chocolate amargo, e legumes como o feijão, ressalta a especialista.
Além de favorecerem a manutenção de uma dieta equilibrada, a ingestão de alimentos antioxidantes também tem outros benefícios bem específicos, como explica a nutricionista.
Ao fazer o organismo funcionar melhor, os antioxidantes são essenciais para uma longevidade saudável e previnem doenças, entre elas as cardíacas e até o câncer, informa a especialista.
Entre os diversos benefícios de se consumir alimentos ricos em antioxidantes, a nutricionista destaca:
1. Proteção celular: os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que podem danificar as células e contribuir para o envelhecimento e doenças, informa Edvânia Soares.
2. Manutenção da saúde do coração: alimentos com antioxidantes têm capacidade de reduzir a oxidação do colesterol LDL (o chamado "colesterol ruim"), que é um fator contribuinte para a formação de placas nas artérias, potencialmente levando a doenças cardíacas.
3. Prevenção de doenças: alguns estudos sugerem que uma dieta rica em antioxidantes pode estar associada a um risco reduzido de doenças crônicas, como doenças cardíacas, alguns cânceres e o Mal de Alzheimer.
4. Ajuda na saúde da pele: os antioxidantes também podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol, além de promover a cicatrização de feridas, informa a nutricionista.
5. Favorece o sistema imunológico: os antioxidantes ajudam a manter o sistema imunológico saudável, protegendo as células imunológicas de danos oxidativos.
6. Garante boa visão: nutrientes específicos nessa linha estão associados à saúde ocular e podem retardar a progressão de doenças degenerativas dos olhos.
7. Desempenho físico e recuperação: para quem se exercita regularmente, os antioxidantes teriam o poder de ajudar na recuperação muscular e na melhora do desempenho físico.
Ainda que seja importante consumir alimentos ricos em substâncias antioxidantes, a nutricionista ressalta que equilíbrio e variedade no que se consome diariamente é fundamental para uma boa saúde. Ela ressalta também que “o excesso de antioxidantes, especialmente em forma de suplementos, pode ter efeitos adversos”, diz.
“A melhor abordagem é obter antioxidantes de uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, sementes e legumes”, afirma a médica Edvânia Soares.