Na busca por um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, o conceito de transporte sustentável surge como um pilar fundamental para a construção de um futuro mais verde e eficiente.
Pensando nisso, a (ONU) Organização das Nações Unidas decidiu declarar o dia 26 de novembro como o Dia Mundial do Transporte Sustentável. “Sistemas de transporte seguros, acessíveis, baratos e sustentáveis para todos desempenham apoio ao crescimento econômico, à melhoria do bem-estar social das pessoas e na promoção da cooperação internacional e do comércio entre os países", defende a entidade.
Para ajudar a elucidar algumas das dúvidas sobre o tema, National Geographic explora o que exatamente o termo transporte sustentável significa e como reduzir sua pegada de carbono enquanto uma pessoa estiver em trânsito.
Em um relatório de 2016, a ONU informa que o conceito de transporte sustentável se dá quando "o fornecimento de serviços e infraestrutura para a mobilidade de pessoas e mercadorias (que promovem o desenvolvimento econômico e social para o benefício das gerações atuais e futuras) de forma segura, acessível, econômica, eficiente e resiliente, minimizando o carbono e outras emissões e impactos ambientais".
O escritor e jornalista Paul Salopek passeia pela província de Yunnan, na China.
Por isso mesmo, a transição da locomoção à base da queima de combustíveis fósseis para o chamado transporte sustentável beneficia não só o meio ambiente, mas também tem impactos positivos na economia e na sociedade.
Além de fornecer serviços e infraestrutura para a mobilidade de pessoas e mercadorias, as formas de transporte sustentáveis atuam como um acelerador transversal em metas que incluem "erradicar a pobreza em todas as suas dimensões, reduzir as desigualdades, capacitar as mulheres e combater a mudança climática", explica a ONU sobre o tema.
As mulheres viajam em um vagão feminino no metrô de Delhi, na Índia.
Seja para compromissos de trabalho ou atividades recreativas, as escolhas sobre como as pessoas viajam para outros destinos, seja de carro, avião, bicicleta, por meio de atividades esportivas, como corrida ou caminhada, ou usando o transporte público, têm uma influência significativa nas emissões de carbono. É por isso que a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda:
Como ajudar mais? Viver sem carro pode reduzir a pegada de carbono anual em aproximadamente 3,6 toneladas, conclui a instituição.