Quando o assunto é longevidade, muito se fala sobre alimentos com poderes antioxidantes – ou seja, capazes de atrasar ou bloquear certos tipos de danos às células do corpo humano.
“Os alimentos antioxidantes são justamente aqueles ricos em substâncias que podem prevenir ou retardar alguns tipos de danos às células”, explica Edvânia Soares, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária, e especialista em Nutrição Esportiva.
Esses danos são causados principalmente por oxidantes conhecidos como radicais livres: “Moléculas produzidas quando o organismo decompõe alimentos ou quando uma pessoa está exposta a elementos como fumaça de cigarro ou radiação”, explica.
Limões recém-colhidos aguardam sua distribuição: a vitamina C é importante e está em alimentos considerados antioxidantes.
De acordo com a especialista, antioxidantes como as vitaminas C e E, além de flavonóides e carotenóides (pigmentos naturais presentes nas plantas), podem proteger e reparar células de danos causados pelos radicais livres.
Na lista de alimentos antioxidantes estão aqueles que possuem vitamina C, por exemplo, como as frutas cítricas (laranja, limão, acerola, entre outras), e vegetais como o pepino.
“Consumir esses alimentos podem resultar na prevenção de doenças como as cardíacas e o câncer, entre outras. Além disso, os antioxidantes desempenham um papel na manutenção do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento celular precoce”, informa a especialista.
Tomates à venda em uma barraca no mercado de vegetais de Brindisi, na Itália, que tem mais de 200 anos.
Confira, abaixo, uma lista com alguns dos principais alimentos antioxidantes, segundo a nutricionista:
1. Frutas vermelhas: morangos, mirtilos, framboesas e goji berries são ricos em antioxidantes como vitamina C e flavonóides.
2. Frutas cítricas: laranjas, limões, limas e toranjas contêm altas quantidades de vitamina C, um poderoso antioxidante.
3. Vegetais de folhas verdes: espinafre, couve e outros vegetais folhosos são ricos em uma variedade de antioxidantes, incluindo betacaroteno e luteína.
4. Nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de chia e linhaça possuem vitamina E e outros antioxidantes.
5. Chocolates amargos e cacau: rico em flavonóides, particularmente nos chocolates com maior teor de cacau.
6. Chás: o chá verde e o chá preto contêm catequinas, um tipo de antioxidante.
7. Legumes: feijões, especialmente pretos e vermelhos, têm uma grande quantidade de antioxidantes.
8. Especiarias e ervas: cúrcuma (com curcumina), canela, orégano, alecrim e gengibre são ricos em compostos antioxidantes.
9. Grãos Integrais: aveia e quinoa têm antioxidantes como o ácido ferúlico e a vitamina E.
10. Tomates: ricos em licopeno, especialmente quando cozidos ou processados, como no molho de tomate.
11. Beterraba: contém betaína e outros antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias.