Após o nascimento, as pessoas passam por uma longa jornada evolutiva que fica evidente não apenas em seu corpo, mas também em suas capacidades mentais e cognitivas.
O crescimento é definido como um aumento constante e irreversível de tamanho. Já o desenvolvimento humano está relacionado ao aprimoramento da capacidade psicomotora, como emoções, afeto e desenvolvimento intelectual, explica um documento da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM, na sigla em inglês).
Existem dois estágios de crescimento humano, de acordo com a NLM. Primeiro, há o estágio fetal, que abrange toda a gravidez e vai até o nascimento da pessoa. Esse é um período extremamente importante para o desenvolvimento saudável durante o segundo estágio.
Em seguida, no estágio pós-natal, há o crescimento completo de uma pessoa. A NLM divide esse processo em cinco fases, que vão do indivíduo recém-nascido à idade adulta, passando pela adolescência (12 a 18 anos).
A instituição lembra que cada uma dessas fases pode ser afetada por fatores genéticos e até mesmo pela saúde dos pais. A altura, por exemplo, é influenciada pela genética.
O auge do crescimento e desenvolvimento de uma pessoa ocorre durante a adolescência, de acordo com um artigo do MedlinePlus, um serviço de informações sobre saúde e bem-estar produzido pela NLM.
Durante esse período da vida, as pessoas desenvolvem habilidades para compreender ideias abstratas (como matemática avançada, filosofias morais e direitos civis), estabelecer e manter relacionamentos pessoais satisfatórios, avançar em direção a um conhecimento mais maduro de si mesmo e questionar valores antigos.
Os adolescentes passam por muitas transformações à medida que entram na maturidade física. As primeiras mudanças pré-púberes ocorrem com o surgimento das características sexuais secundárias (como modificação da voz).
O desenvolvimento psíquico da adolescência, por sua vez, influencia o comportamento individual, a confiança e o desenvolvimento da personalidade, acrescenta o MedlinePlus.
As alterações físicas repentinas e rápidas que os adolescentes experimentam os tornam autoconscientes. Eles são sensíveis e preocupados com suas mudanças corporais. Durante a adolescência, é normal que os jovens comecem a se separar dos pais e a forjar sua própria identidade. Os amigos, por outro lado, tornam-se um vínculo importante à medida que crescem, informa o MedlinePlus.
No início do desenvolvimento pessoal, as amizades geralmente são organizadas em grupos. Ou seja, os jovens geralmente tentam agir da mesma forma, vestir-se da mesma maneira e participar das mesmas atividades.
Mais tarde, no meio ou no final da adolescência, "os jovens geralmente têm a necessidade de estabelecer sua identidade sexual. Eles precisam se sentir confortáveis com seus corpos e seus sentimentos", conclui a plataforma da NLM.