De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Agricultural Food and Chemistry, beber suco de melancia antes de um treino intenso ajudou a reduzir a frequência cardíaca dos atletas e a dor muscular no dia seguinte. Isso se deve ao fato de a melancia ser rica em um aminoácido chamado L-citrulina, que o corpo converte em L-arginina, um aminoácido essencial que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e a melhorar a circulação.
Os sete participantes do estudo, todos homens, receberam 500 ml de suco de melancia natural, suco de melancia enriquecido com citrulina adicional ou uma bebida placebo uma hora antes do treino. É interessante notar que o suco natural foi tão eficaz quanto o suco enriquecido. Os pesquisadores também determinaram que as células intestinais podem absorver mais citrulina do suco de melancia do que dos suplementos de citrulina, especialmente quando o suco não é pasteurizado.
Mulheres na pós-menopausa apresentaram melhora na saúde cardiovascular após seis semanas de ingestão de suplementos de extrato de melancia disponíveis no mercado contendo citrulina e arginina, de acordo com um estudo publicado no início deste ano pelo fisiologista Arturo Figueroa, da Universidade da Flórida, EUA.
E em um estudo de 2012, também liderado por Figueroa, esses suplementos ajudaram a aliviar a pressão arterial elevada em adultos obesos de meia-idade.
A melhora da circulação pode beneficiar mais do que apenas o coração, conforme apontado por pelo menos um pesquisador de melancia. Mas você provavelmente teria que comer muito para obter o efeito desejado – e comer demais poderia causar efeitos colaterais infelizes, já que a melancia há muito tempo tem a reputação de ser um diurético natural.
Você poderia supor que a melancia tem pouco valor nutricional, e ela é mais de 90% água. Mas uma fatia de 300 ml de melancia contém cerca de um terço do valor diário recomendado de vitaminas A e C, além de uma quantidade modesta de potássio (9% do valor diário).
A melancia está entre as melhores fontes dietéticas de licopeno, um antioxidante ligado tanto à prevenção quanto ao tratamento do câncer de próstata, embora os cientistas ainda estejam investigando os detalhes dessa conexão.