O ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, é um nutriente que o corpo precisa em pequenas quantidades para funcionar e se manter saudável, informa o Instituto Nacional do Câncer dos EUA (NCI, na sigla em inglês).
Essa vitamina é encontrada em todas as frutas e vegetais, especialmente nas frutas cítricas, morangos, melão, pimentão verde, tomate, brócolis, vegetais de folhas verdes e batatas. Embora a laranja seja frequentemente considerada a rainha da vitamina C, há outra fruta que a supera: a acerola.
A acerola (Malpighia emarginata) é uma pequena fruta semelhante à cereja. O pé de acerola floresce em climas quentes e tropicais. É cultivado no sul do Texas (EUA), no México e na América Central, no norte da América do Sul e em todo o Caribe, bem como na Índia. O Brasil se destaca como um dos maiores produtores, informa um artigo publicado em 2018 no Journal of Food Science and Technology.
As frutas são pequenas, com diâmetro entre 1 e 4 centímetros, e pesam entre 2 e 15 gramas. Quando maduros, a casca do fruto é vermelha. Embora a doçura da fruta varie, com exceção de algumas que são doces, a maioria é bastante ácida e azeda.
O artigo observa que a acerola contém uma quantidade exorbitante de ácido ascórbico, além de outros fitonutrientes, como ácidos fenólicos, flavonoides, antocianinas e carotenoides.
Especificamente, a acerola tem 50 a 100 vezes mais vitamina C do que outras frutas, como laranja ou limão, e é comparável apenas ao camu-camu (Myrciaria dubia).