O abraço é uma simples demonstração de afeto com grandes efeitos sobre a saúde e o humor das pessoas. Embora o abraço traga benefícios para todas as idades, ele é vital durante os primeiros anos de vida da pessoa.
Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu novas diretrizes para melhorar as chances de sobrevivência e os resultados de saúde dos bebês nascidos prematuros (antes de 37 semanas de gestação) ou pequenos (menos de 2,5 kg ao nascer).
No documento, a organização sugere que o contato pele a pele com o cuidador deve ocorrer imediatamente após o nascimento, conhecido como "método da mãe canguru". Esse método combina o contato pele a pele com o cuidador principal (geralmente a mãe) pelo maior tempo possível com a amamentação.
Especificamente, a aplicação do método logo após o parto salva muito mais vidas, reduz infecções e hipotermia e melhora a nutrição, diz a agência.
Karen Edmond, médica oficial da OMS para a saúde do recém-nascido, diz: "o primeiro abraço com um dos pais não é apenas importante emocionalmente, mas também é absolutamente fundamental para melhorar as chances de sobrevivência e os resultados de saúde para bebês pequenos e prematuros.
Tomar vacinas pode ser um momento estressante para as crianças, mas o abraço dos pais e responsáveis pode desempenhar um papel importante nesse momento, afirmam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência de saúde do governo dos EUA.
Segurar as crianças durante esse período evita com segurança que elas movam os braços e as pernas durante as injeções, e permite que o médico tenha controle do local da injeção.
Mas isso não é tudo, "ele evita que as crianças fiquem assustadas, pois o abraço lhes mostra conforto em vez de dominação".
Abraçar ou dar as mãos ajuda a fortalecer o relacionamento entre casais, sugere um estudo publicado em 2020 no Journal of Social and Personal Relationships.
Embora as razões para isso não sejam claras, o gesto de se aproximar do parceiro mostra efeitos de melhoria e satisfação no relacionamento.
O abraço ajuda a aumentar os níveis de oxitocina, um tipo de hormônio gerado no hipotálamo que promove sentimentos positivos.
De acordo com a Harvard Medical School, o "hormônio do amor" reduz os níveis de estresse e ansiedade, e pode ser liberado por meio de atividades como exercícios ou canto. Outra forma é o abraço, uma maneira de aumentar a oxitocina e elevar a sensação de bem-estar.