O sangue é um tipo de tecido líquido que desempenha determinadas funções essenciais para a vida humana. De acordo com dados do Ministério da Saúde do Governo do Chile, o sangue percorre todo o corpo humano e vai se renovando durante o processo circulatório.
Como o sangue não é algo periodicamente produzido, em muitos casos se faz necessária a doação de sangue para indivíduos dependendo da questão médica que enfrentam.
A quantidade de sangue presente em um ser humano pode variar, pois há muitos fatores envolvidos, como peso, altura, idade e sexo. Estima-se que, em média, uma pessoa adulta possa ter entre 4,5 e 6 litros de sangue correndo por suas veias.
As principais funções do sangue, como explicam dados do Ministério da Saúde do Chile, incluem o transporte de glóbulos brancos (ou leucócitos), glóbulos vermelhos (ou hemácias), plaquetas e plasma.
Juntos, eles são responsáveis por fornecer oxigênio a todos os tecidos que compõem o corpo, além de coagular o sangue em caso de ferimentos ou hemorragias, e atuam na defesa do organismo contra possíveis infecções.
A medula óssea é o órgão responsável pela produção das células que formam o sangue, exercendo esse papel durante toda a vida do indivíduo, já que cada elemento presente no sangue tem uma vida útil.
O sangue humano tem uma composição variada que consiste em: