Começou nesta segunda-feira (04) a imunização contra a gripe influenza para pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.
A vacina contra a gripe, doença que tem sintomas parecidos com os da covid, previne o surgimento de complicações da doença, como pneumonia e até mortes, e a sobrecarga do sistema de saúde.
Oitenta milhões de doses do imunizante estão disponíveis em postos de todo o país, e a expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 76 milhões de pessoas recebam a vacina.
Em Brasília, muitos idosos já procuraram os postos de saúde. Caso da aposentada Socorro Alencar, de 83 anos, que soube da vacinação pela imprensa, e foi com familiares à UBS da Asa Sul:
A Nilma Lacerda levou o pai Laércio, de 86 anos, para ser vacinado na UBS do Cruzeiro. Ela já se programou para a imunização da gripe, quando chegar a vez dos menores de 60 anos com comorbidades.
Também estão aptos para a vacinação crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, indígenas, professores, pessoas com deficiência e quem tem comorbidades, militares, trabalhadores do transporte, detentos e adolescentes em medidas socioeducativas.
A campanha vai ter duas etapas. A primeira, que começou hoje, vai até o dia dois de maio. E em 30 de abril será o dia D de mobilização nacional. Além da vacina da gripe, os postos também estão imunizando crianças de seis meses a cinco anos contra o sarampo.