(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Política

Marina Silva vai ao Senado na quarta-feira para prestar informações sobre queimadas no Brasil

Segundo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Amazonas registrou pior número de queimadas para mês de agosto dos últimos 26 anos

Publicada em 02/09/24 às 15:20h - 24 visualizações

por Kativa FM \\ SBT News


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Na última semana, além do Amazonas, pelo menos outros três estados (Mato Grosso, Pará e Rondônia) decretaram situação de emergência devido aos incêndios florestais | Ricardo Stuckert/PR  (Foto: Kativa FM \\ SBT News)

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do ClimaMarina Silvavai ao Senado na quarta-feira (4) para prestar informações sobre a situação dos incêndios e queimadas em todo o Brasil. Ela participará de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente organizada especificamente para que a ministra fale sobre o tema.

O requerimento de convite para que Marina compareça ao colegiado e preste as informações foi aprovado na última quarta-feira (28). O pedido foi proposto pela presidente da comissão, senadora Leila Barros (PDT-DF).

Ao justificar o requerimento de convite à ministra, Leila diz que "os incêndios e queimadas têm atingido proporções alarmantes, afetando vastas áreas de florestas, biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, além de áreas de agricultura e pecuária".

Ela ressalta que esses eventos provocam "danos ambientais irreparáveis, perda de biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa, e afetam diretamente a saúde e o bem-estar das populações locais".

A senadora relembra ainda que os incêndios e queimadas trazem consequências econômicas, como perda de produtividade agrícola.

"É fundamental que o Senado tenha clareza sobre o impacto dessas crises e sobre as medidas adotadas para mitigar esses efeitos", pontua Leila.

A audiência pública está marcada para 10h. O Senado salienta que será aberta à participação dos interessados por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone da ouvidoria 0800 061 22 11.

Queimadas assolam estados

O estado do Amazonas registrou o pior número de queimadas para o mês de agosto dos últimos 26 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram contabilizados 10.328 focos de incêndio no período, a maior quantidade desde 1998 (320 focos), quando o Inpe deu início ao monitoramento.

Na última semana, além do Amazonas, pelo menos outros três estados (Mato Grosso, Pará e Rondônia) decretaram situação de emergência devido aos incêndios florestais. Além disso, o céu de Brasília ficou encoberto por fumaça proveniente de incêndios.

Em São Paulo, mais de dez pessoas forma presas nos últimos dias, suspeitas de provocar queimadas. O governo federal pediu que a Polícia Federal investigue incêndios recentes no interior do estado. A corporação informou que tem 5.589 inquéritos tramitando sobre temáticas ambientais, sendo 32 diretamente relacionados às chamas na Amazônia, Pantanal (29) e no estado de São Paulo (3), iniciados entre os anos de 2023 e 2024.

Na última terça-feira (27), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a União aumente o contingente de agentes para combater e prevenir os incêndios na Amazônia e no Pantanal.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO