O Conselho de Administração (CA) da Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (24), que aprovou a eleição de Magda Chambriard para presidente da estatal. Após reunião realizada hoje, o CA também nomeou a engenheira como Conselheira de Administração. Ela tomou posse de ambos os cargos imediatamente.
Em comunicado, a Petrobras ainda informou que Chambriard passa a integrar o CA sem a necessidade de "convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim".
Nascida no Rio de Janeiro, Chambriard, de 67 anos, foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 2012 a 2016.
Ela assume a presidência da Petrobras após a saída de Jean Paul Prates, que estava no cargo desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ela é formada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em engenharia química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ.
Chambriard entrou na Petrobras em 1980, "atuando sempre na área de produção", segundo a estatal. Foi cedida à ANP em 2002, assumindo cargo de diretora em 2008 e a diretoria-geral em 2012.