O ex-juiz Sergio Moro teve uma audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes nessa terça (2). O encontro aconteceu um dia antes da retomada do julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que define se Moro terá seu mandato de senador cassado ou não. O julgamento foi suspenso após pedido de vista da desembargadora Cláudia Cristofani. O processo será retomado na próxima segunda-feira (8)).
O encontro foi uma iniciativa de Sergio Moro. Para interlocutores, ele afirmou que a audiência seria uma tentativa de abrir diálogo com magistrados de Cortes superiores de Brasília para discutir o judiciário e, também, a Lava Jato.
Há dez anos, quando a operação teve início no Brasil, Moro e Gilmar Mendes ocuparam campos opostos. De início, o ministro apoiou as investigações, mas depois passou a ser crítico do então juiz, defendendo que houve abusos de poder e desvios de finalidade em seus atos.
O senador Sergio Moro está sendo julgado por, supostamente, driblar a legislação eleitoral na campanha de 2022, gastando mais do que o limite permitido. Na última segunda-feira (1º), quando o julgamento teve início, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha apresentou relatório favorável ao senador, manifestando-se contra a cassação.
José Rodrigo Sade, indicado por Lula (PT), divergiu do relator, manifestando-se pela cassação e inegibilidade. Claudia Cristina Cristofani pediu vista e o julgamento foi suspenso.