(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Política

“Não estou ofendido”, diz Boric sobre fala de Lula de que ele estaria nervoso na cúpula Celac-UE

Presidente do Chile foi criticado pelo líder brasileiro por sua posição no encontro sobre dificuldades dos países da América Latina em criticar a invasão russa da Ucrânia

Publicada em 20/07/23 às 07:38h - 52 visualizações

por Kativa FM \\ CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Gabriel Boric, presidente do Chile Marcelo Hernandez/Getty Images  (Foto: Kativa FM \\ CNN Brasil.)

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse que não se sentiu ofendido com as declarações do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre a participação dele na cúpula CelacUE. O chileno falou ainda não haver diferenças substanciais entre ele e Lula.

“Não me sinto ofendido, estou tranquilo. Hoje, podemos ter diferenças em relação a isso [o posicionamento sobre a guerra na Ucrânia], mas a posição do Chile é uma de princípios e, nisso, acredito, temos que ser claros, não podemos deixar espaço para dúvidas”, declarou Boric nesta quarta-feira (19). “E não tenho dúvidas de que ambos buscamos a paz”, completou.

Lula havia afirmado que Boric “parecia um pouco mais nervoso do que os outros” presidentes durante o encontro dos 60 países membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), ocorrido no início desta semana.

“Provavelmente porque deve ter sido a primeira reunião que Boric participa da União Europeia com a América Latina, ele está um pouco mais ansioso do que os outros. Só isso”, comentou Lula na ocasião.

Durante a resposta, Boric ainda elogiou o líder brasileiro e comentou que outros líderes da América Latina também poderiam estar nervosos, já que também estavam, assim como ele, pela primeira vez em uma cúpula da Celac-UE. “A cúpula Celac-UE não acontecia há oito anos, portanto, acho que foi a primeira cúpula para muitos líderes”.

“Eu respeito e amo muito o Lula. Mas, se me perguntam se eu quero que a guerra acabe, sim, eu quero que a guerra acabe. E acredito que temos que ser muito claros ao dizer que esta é uma guerra de agressões inaceitáveis. Independentemente das posições que a gente pode ter em relação às presidências temporárias de um país ou de outro. O importante é que sejamos capazes de defender o direito internacional a todo custo”, finalizou Boric.

A resposta do presidente chileno foi dada após ele desembarcar na estação Lyon-Part-Dieu, em Paris, na França, a última parada de uma viagem internacional que vem fazendo. Boric foi questionado pela imprensa sobre alguns assuntos de interesse internacional, entre eles as recentes declarações do presidente do Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO