O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (12) à CNN que irá processar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após declarações dadas pelo petista na última quinta-feira (11), em Salvador, na Bahia.
Lula afirmou em um evento sobre a Lei Paulo Gustavo que o ex-presidente teria uma mansão nos Estados Unidos, no valor de US$ 8 milhões, em nome do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid.
À CNN, Bolsonaro negou que tenha uma casa nos Estados Unidos em nome do ex-ajudante de ordem. “Vou processar [Lula] com duas ações: civil e criminal”. Uma ele diz que, das 700 milhões de pessoas [mortas pela Covid-19], eu matei 300 milhões e a outra eu teria uma mansão nos Estados Unidos em nome do coronel Cid”, afirmou Bolsonaro.
Durante o evento em Salvador, Lula disse: “Acabaram de descobrir uma casa, de 8 milhões de dólares, do ajudante de ordem do Bolsonaro. Certamente, uma casa de 8 milhões dólares não é para o ajudante de ordem. Certamente, é para o paladino da discórdia, para o paladino da ignorância, para o paladino do negacionismo”.
Em outro momento, o presidente disse que Jair Bolsonaro foi responsável por “300 milhões de mortes” de brasileiros durante a pandemia. Foi um deslize, já que no dia 28 de março de 2023, o Ministério da Saúde contabilizou 700 mil mortes causadas pela Covid-19.
“Dos 700 milhões [sic] de brasileiros que morreram da Covid, 300 milhões [sic] morreram por culpa de um governo negacionista que não tem a menor sensibilidade de respeitar a ciência, a medicina”, afirmou Lula.
Procurada pela CNN, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) disse que não vai se pronunciar sobre o caso.