O Kremlin anunciou nesta quinta-feira (26) que a Rússia abriu uma investigação para apurar as causas da queda do avião da Azerbaijan Airlines, fabricado pela Embraer, na quarta-feira (25), no Cazaquistão.
A aeronave Embraer 190, que seguia de Baku, Azerbaijão, para Grózni, na Rússia, caiu ao tentar um pouso de emergência a cerca de 3 km da cidade de Aktau, no Cazaquistão.
O avião transportava 67 pessoas – 62 passageiros e 5 tripulantes –, das quais 38 morreram. Segundo a agência de notícias russa Interfax, havia cidadãos do Azerbaijão, do Cazaquistão, da Rússia e do Quirguistão.
Segundo informações de uma agência de aviação russa, o piloto decidiu realizar um pouso de emergência após uma colisão com um bando de pássaros.
A agência de notícias Reuters, porém, informou que o acidente ocorreu pouco depois de ataques de drones no sul da Rússia, que levaram ao fechamento de um aeroporto na região.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o avião pegando fogo antes de atingir o solo. Depois, passageiros feridos aparecem saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta após a queda.