O novo carro deixa de lado o tradicional motor V12 e aposta em tecnologia híbrida com mais de 1.200 cavalos. Apenas 799 unidades serão fabricadas.
O coração da F80 é seu conjunto motriz híbrido, que combina o mais recente motor 3.0 V6 turbo, utilizado na 296 GTB e na 499P, vencedora das 24 horas de Le Mans no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). O motor de combustão interna, conhecido como F163CF, gera 900 cavalos de potência, tornando-o o motor de seis cilindros mais potente já produzido pela Ferrari.
O sistema híbrido, composto por três motores elétricos, adiciona mais 300 cv, elevando a potência total para 1.200 cv. Este conjunto aplica tecnologias de corrida em carros de rua e oferece uma relação peso/potência de apenas 1,27 kg/cv. A transmissão é automatizada de dupla embreagem F1 de 8 marchas.
A F80 também traz uma abordagem inovadora em termos de design aerodinâmico. O carro é capaz de gerar até 1.000 kg de downforce a 250 km/h, um feito para um veículo legalizado para as ruas. Esse nível de aderência ao solo foi possível graças à colaboração estreita entre os departamentos de design, engenharia incluindo carroceria em fibra de carbono e o sistema de suspensão ativa.
O resultado é um modelo que acelera de 0 a 100 em apenas 2,1 segundos e com máxima em 350 km/h. Com apenas 5,7s, já está nos 200 km/h. Aliado a isso, tem bons números de frenagem: de 100 km/h a 0 em 28 metros, graças aos com discos de freio de carbono-cerâmica de 408 mm na frente e 390 mm na traseira.
A F80 é equipado com uma série de tecnologias como o sistema SSC 8.0, que integra controles como o diferencial eletrônico, controle de tração, e sistemas de suspensão adaptativa e freios ABS-Evo. Essas tecnologias permitem que o carro atinja sua velocidade máxima de 350 km/h com segurança e estabilidade.
O design visual do F80 também representa uma evolução significativa para a Ferrari. A equipe de design, liderada por Flavio Manzoni, buscou criar uma linguagem visual que conectasse o passado, como a icônica Ferrari F40, e o futuro da marca. Inspirado nos carros de Fórmula 1 da Ferrari, o F80 adota proporções compactas e um cockpit que remete a um monoposto.
O interior é centrado no motorista, tanto que a Ferrari chama o carro de “1+”. O banco do piloto é em vermelho, enquanto o carona quase desaparece com tons de preto. Cintos de segurança esportivos prendem os ocupantes.
O carro tem 4,84 metros de comprimento, 2,06 metros de largura e 1,138 metros de altura, com uma distância entre-eixos de 2,665 metros. Seu peso é de 1.525 kg, distribuído de forma equilibrada entre os eixos dianteiro (42,2%) e traseiro (57,8%). O modelo é calçado com pneus 285/30 R20 na frente e 345/30 R21 na traseira.
Com sua produção limitada a 799 unidades, o F80 já nasce com status de colecionável, integrando a chamada “Santíssima Trindade” dos carros, junto com concorrentes do mesmo nível da Porsche e McLaren. O preço é de 3,6 milhões de euros, algo em torno de R$ 22 milhões em conversão direta.