Três países europeus reconhecem Estado Palestino — o que isso significa para Israel e Gaza
Publicada em 22/05/24 às 10:35h - 33 visualizações
por Kativa FM \\ BBC
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Kativa FM \\ BBC)
A Irlanda, a Noruega e a Espanha anunciaram nesta quarta-feira (22/5) que vão reconhecer o Estado Palestino a partir de 28 de maio.
Pelo menos 140 membros da Assembleia Geral da ONU, incluindo o Brasil, reconhecem formalmente a Palestina como um Estado.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, explicou que a decisão "não é contra Israel" e tampouco "a favor do Hamas" — mas, sim, "a favor da paz".
O premiê norueguês, Jonas Gahr Store, ressaltou, por sua vez, que a solução de dois Estados (um israelense e outro palestino) é a "única alternativa" para a paz no Oriente Médio; enquanto o primeiro-ministro da Irlanda, Simon Harris, disse que a decisão ajudaria a criar um "futuro pacífico".
Israel reagiu, no entanto, com fúria à decisão dos três países, chamando de volta seus embaixadores na Irlanda, na Noruega e na Espanha.
O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse ainda que iria convocar imediatamente os embaixadores destes três países em Israel para uma reunião de reprimenda, na qual eles vão assistir a vídeos do ataque de 7 de outubro.
"A história vai lembrar que a Espanha, a Noruega e a Irlanda decidiram conceder uma medalha de ouro aos assassinos e estupradores do Hamas, que estupraram adolescentes e queimaram bebês", afirmou Katz.
Israel não reconhece o Estado Palestino, e o atual governo se opõe à criação de um Estado palestino na Cisjordânia e em Gaza. O argumento é que tal Estado seria uma ameaça à existência de Israel.
Já os líderes palestinos celebraram a decisão, classificada como um "momento histórico" pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP), e um "momento de virada" pelo Hamas.
Medida não vai mudar realidade no campo de batalha
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.