(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Mundo

Os 6 fatos sobre as energias renováveis: elas são fundamentais contra as mudanças climáticas

Enquanto a queima de combustíveis fósseis libera uma grande quantidade de gases de Efeito Estufa, o uso de recursos que se regeneram rapidamente é uma fonte de energia limpa e mais econômica.

Publicada em 17/04/24 às 09:08h - 64 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Há vários tipos de energia renovável, incluindo solar, eólica, geotérmica e hidrelétrica. A imagem acima é uma vista aérea da usina solar fotovoltaica de Kayenta, uma instalação de energia renovável na Nação Navajo. FOTO DE KILIII YÜYAN  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Energia renovável é um tipo de energia derivada de fontes naturais (como a luz solar ou o vento, por exemplo) e que pode ser reabastecida mais rapidamente do que é consumida. Essas fontes são abundantes e encontradas em qualquer ambiente, define a Organização das Nações Unidas (ONU).

O órgão internacional também reconhece que o setor de energia é tanto a base do problema da mudança climática quanto um fator-chave para a sua solução.

Como a energia pode combater a mudança climática

produção de energia por meio da queima de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás) libera uma grande quantidade de gases de Efeito Estufa (GEEs). Esses combustíveis, destaca a ONU, são responsáveis por mais de 75% do total de emissões de GEE e por cerca de 90% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO₂).

Em contrapartida, a geração de energia renovável produz menos emissões, o que torna a transição para seu uso "fundamental para o enfrentamento da crise das mudanças climáticas", diz a ONU.

A energia renovável é mesmo mais cara? Veja 6 fatos sobre ela

Solar, eólica, geotérmica e hidrelétrica são apenas alguns dos exemplos de energia renovável já disponíveis para serem usados hoje. Descubra outros seis fatos para saber mais sobre elas:

  • Fato 1: todos os países têm fontes de energia renovável cujo potencial ainda não foi totalmente explorado, de acordo com as Nações Unidas.
     
  • Fato 2: a energia renovável é atualmente a opção mais acessível na maior parte do mundo, diz a ONU e os preços dessa tecnologia nesse setor estão caindo. "O custo da eletricidade proveniente da energia solar caiu cerca de 85% entre 2010 e 2020, e os custos associados à energia eólica onshore e offshore caíram cerca de 56% e 48%, respectivamente", afirma.
     
  • Fato 3: até 2030,  a eletricidade gerada por fontes renováveis poderia fornecer 65% de todo o suprimento global. Há potencial para um aumento de 90% até 2050, o que reduziria enormemente as emissões de carbono e ajudaria a mitigar os efeitos da mudança climática, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
A imagem mostra uma vista aérea de um parque eólico construído ao redor da rota original ...A imagem mostra uma vista aérea de um parque eólico construído ao redor da rota original da Via Ápia, na região da Campânia, na Itália.
  • Fato 4: o acesso à energia acessível, segura, sustentável e moderna, que se traduz na capacidade de cozinhar com combustíveis limpos, tem potencial de melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. As energias renováveis ajudarão a proteger as pessoas dos riscos ambientais e sociais, como a poluição do ar, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com estimativas de 2019 da agência de saúde da ONU, 3,2 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar em ambientes fechados causada pelo uso de combustíveis e tecnologias poluentes para cozinhar.
     
  • Fato 5: embora seja verdade que a transição para emissões líquidas zero levará à perda de 5 milhões de empregos no setor de produção de combustíveis fósseis, estima-se que 14 milhões de novos empregos serão criados no fornecimento de energia até 2030. De fato, haveria um ganho líquido de 9 milhões de empregos.
     
  • Fato 6: Muitos países precisarão de assistência financeira e técnica para fazer a transição. No entanto, os investimentos em energia renovável serão compensados, confirma a ONU. "A redução da poluição e dos impactos negativos sobre o clima, por si só, poderia economizar para o mundo até 4,2 trilhões de dólares americanos por ano até 2030".

A energia renovável é a única forma confiável de avançar se o mundo quiser evitar uma catástrofe climática", disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na Assembleia de 2023 da Agência Internacional de Energia Renovável.

"Somente as energias renováveis podem proteger nosso futuro, fechar a lacuna de acesso à energia, estabilizar os preços e garantir a segurança energética", concluiu ele.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2025 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO