Akira Toriyama, criador do mangá e anime “Dragon Ball”, morreu aos 68 anos. O japonês sofreu um hematoma subdural e faleceu no último dia 1 de março. O óbito foi confirmado na madrugada desta sexta-feira (8), no perfil oficial de “Dragon Ball”, no X – antigo Twitter.
Toriyama completou 45 anos de carreira em 2024 e, segundo o comunicado, o artista estava produzindo novas obras e “ainda tinha muito a conquistar”. Com um estilo marcante em suas criações, Toriyama também desenvolveu “Dr. Slump”, “Sand Land” e “Dragon Quest.
Uma nota também foi publicada no perfil oficial de Akira Toriyama, no Instagram: “Isto parece surreal, mas estamos profundamente tristes por informar que o criador do mangá, Akira Toriyama, faleceu no dia 1 de março devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos de idade. O seu trabalho trouxe alegria infinita a milhões em todo o mundo. Descanse em paz, Akira Toriyama”.
Em formato discreto, o velório aconteceu apenas para os familiares. O artista deixa um filho e esposa.
Com a primeira publicação em 1984 na revista Weekly Shonen Jump, “Dragon Ball” continua sendo uma das franquias japonesas de maior sucesso. O mangá, publicado pela Shueisha Inc., vendeu mais de 260 milhões de cópias em todo o planeta, levando o material a se tornar uma série de anime, videogame e filme produzido em Hollywood.
A série “Dragon Ball” teve um total de 153 episódios, exibindo as aventuras de Goku, um jovem forte que luta contra o mal e busca as sete Esferas do Dragão. Com o sucesso, o seriado ganhou outras sequências, incluindo “Dragon Ball Z”, “Dragon Ball GT” e “Dragon Ball Super”.