Tulum é uma bela cidade localizada no México que possui muito a oferecer aos seus visitantes. Ela pertence ao programa Pueblos Mágicos (ou Cidades Mágicas, em tradução livre), uma iniciativa promovida pelo governo mexicano para promover o turismo nas diferentes regiões do país. Esse destino tem uma grande variedade de atrações culturais, arqueológicas e turísticas a serem descobertas.
E entre suas principais atrações está uma das mais belas praias do mundo.
Com um clima quente e subúmido, e temperaturas médias de 26°C, Tulum está localizada no ponto mais ao sul da Riviera Maia, no estado de Quintana Roo, no sudeste do México. A leste, a cidade faz fronteira com o Mar do Caribe e, a oeste, com a região de Yucatán.
Originalmente, essa cidade era chamada de Zamá, que na língua maia significa "amanhecer". No entanto, mais tarde foi rebatizada de Tulum, nome pelo qual é conhecida hoje, e quer dizer "muro", como explica o site do governo mexicano.
De acordo com os últimos registros coletados pelo Ministério da Economia do México, em 2020, a população de Tulum é de quase 47 mil habitantes, dos quais 47,8% são mulheres e 52,2% homens.
(Leia também: Onde fica a Guiana? Os 4 fatos que você não sabia sobre o país da América do Sul).
Entre os locais mais atraentes e mundialmente conhecidos de Tulum estão praias paradisíacas, cenotes impressionantes e obras arquitetônicas excepcionais da cultura maia.
Conforme mencionado no site oficial do programa “Pueblos Magicos”, Tulum é a única cidade maia construída à beira-mar (especificamente no Mar do Caribe) e tem muito a oferecer. Abaixo, confira uma lista de seus destaques turísticos:
As praias são, sem dúvida, uma das maiores atrações da cidade e algumas delas chegam a ter 16 quilômetros de extensão.
A mais conhecida – e também considerada uma das mais bonitas do mundo – é a Playa Paraiso (Praia do Paraíso), popular entre os turistas por possuir uma palmeira inclinada, na qual se é comum tirar fotos. Ela começa no sítio arqueológico de Tulum e termina na zona hoteleira.
Para acessar esta faixa de areia é preciso pagar a taxa de entrada para o sítio arqueológico, mas a despesa vale a pena: da Playa Paraiso é possível apreciar a combinação das águas azuis com ruínas pré-hispânicas, dar um mergulho no mar cristalino com ondas baixas e temperaturas quentes, além de caminhar em areia branca.
Mas não é só isso: Tulum é a porta de entrada para a Reserva da Biosfera de Sian Ka'an, um dos ecossistemas mais exuberantes do planeta por incluir, além de praias, também manguezais, recifes de corais, uma abundante selva tropical, dunas e cenotes.
A Reserva da Biosfera de Sian Ka'an está incluída na Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e também faz parte das Zonas Úmidas de Importância Internacional de Ramsar.
Outras praias para visitar são Akumal, Xcacel e Bahia Principe, que compartilham as mesmas características: areia branca, águas azul-turquesa e ondas calmas. Mas o que as torna realmente especiais é o fato de protegerem as tartarugas marinhas.
(Talvez você se interesse por: Onde fica Dubai?)
Os primeiros registros dessa cidade maia datam de aproximadamente 1.200 d.C. e estão em excelente estado de conservação. Além da vista para o Mar do Caribe, em Tulum é possível contemplar a arquitetura do El Castillo, a construção mais alta e emblemática da zona arqueológica, segundo o site do Ministério do Turismo do México.
El Castillo tem três entradas principais decoradas com imagens de deuses, colunas e máscaras zoomórficas (representam a relação entre o governante maia, o território e seus ancestrais).
Nessa zona arqueológica, El Castillo, que foi uma cidade murada, está cercado por paredes perimetrais de cinco metros de espessura cada. Há mais de 60 estruturas preservadas e, entre suas decorações, podem ser vistos murais que fazem alusão à cosmogonia (histórias míticas relacionadas às origens do mundo) da cultura maia.
Uma das outras atrações de Tulum é o sítio arqueológico com mais de 60 esculturas que estão em um excelente estado de conservação.
Ir aos cenotes é outra atividade imperdível se você estiver em Tulum. Os maias os consideravam lugares importantes e sagrados, pois acreditavam que eles eram uma porta de entrada para a Xibalba, considerado o lugar onde seus deuses e os mortos ficavam.
Atualmente, os turistas vão ao local para submergir em suas águas transparentes praticando praticar snorkel ou mergulho. Nesse destino mexicano ambém se ppode visitar os cenotes Cristal e Escondido, ou ainda o Gran Cenote, um sistema formado por vários cenotes que, unidos, formam uma grande depressão.
Dentro das cavernas onde estão localizadas essas formações geológicas, é possível ver estalagmites e estalactites, que oferecem paisagens únicas.