A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e ocupa atualmente 40% do território da América do Sul, com uma área de 6,92 milhões de quilômetros quadrados (km2), segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Essa floresta é tão vasta que, se fosse um país, seria o sétimo maior do mundo, de acordo com um artigo do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil.
Embora a maior parte da floresta, que abriga uma riqueza incalculável de plantas e animais, esteja localizada no Brasil (em um total de 60%, de acordo com a agência brasileira, e ocupando oito estados, de acordo com o IBGE) – ela também abrange outros países da América do Sul. São eles Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
A floresta amazônica também é o lar da maior biodiversidade entre as florestas tropicais do mundo. Essa imensidão significa que, ainda hoje, novas espécies de plantas e animais estão sendo constantemente descobertas e catalogadas, de acordo com o Ministério brasileiro.
O PNUMA completa a informação comentando que aproximadamente 20% da água doce do planeta (na bacia amazônica) e 20% da flora e fauna do mundo encontram-se nessa área.