Afastado de boa parte do resto do planeta, Fiji é um arquipélago com paisagens belíssimas e temperaturas amenas (com média de 29°C no verão e 20°C no inverno), o que faz do local um grande candidato ao título de “paraíso” na Terra. No entanto, das 300 ilhas que formam a república de Fiji, apenas cerca de 100 são habitadas, como conta a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).
O arquipélago de origem vulcânica conta ainda com 500 ilhotas em sua formação, mas é mesmo na capital, a cidade de Suva, localizada na costa sudeste da maior ilha – Viti Levu (ou "Grande Fiji"), que vive grande parte de seus 838 mil habitantes, segundo dados de 2023 da enciclopédia.
Por sua localização geográfica no globo terrestre, Fiji é o primeiro país a “ver” a chegada do Ano Novo, em 1º de janeiro, já que o arquipélago utiliza o fuso-horário UTC+12. Isso significa que o horário local é contado a partir de mais 12 horas do horário do Meridiano de Greenwich, marcação que divide o globo terrestre em Ocidente e Oriente, e indica o centro do fuso horário referencial para a contagem das horas, como explica outro artigo de National Geographic Brasil.
Situado no oceano Pacífico Sul, o arquipélago de Fiji está a cerca de 2.100 quilômetros ao norte de Auckland, na Nova Zelândia, e a 4.450 quilômetros a sudoeste do Havaí – seus “maiores vizinhos”. Outras ilhotas insulares ao redor de Fiji são Samoa e Samoa Americana, Tuvalu e Tonga.
Como muitos países do Oriente, Fiji também foi uma colônia britânica. Foram 96 anos de domínio do Reino Unido até que a República das Ilhas Fiji conquistou sua independência em 1970, como informa um artigo da National Geographic Espanha sobre o país.
O arquipélago de Fiji é formado por 300 ilhas
Distante de quem ainda não visitou a Oceania, Fiji tem características bastante próprias, justamente por ser um arquipélago bastante afastado de grandes centros urbanos. Conheça algumas delas: