“Eles pararam o trânsito, deixaram o cachorro desaparecer na floresta e sabiam que não deveriam segui-lo e simplesmente voltaram o mais rápido possível para deixar comida”, disse a organização em uma postagem nas redes sociais em 11 de dezembro.
A pessoa perguntou sobre o cachorro, um Patterdale terrier, e descobriu que os moradores locais conheciam e às vezes alimentavam o animal, de acordo com o post.
“Percebendo que poderia ter sido apenas uma situação de ‘cachorro com dono autorizado a vagar’, uma câmera foi colocada e a comida foi deixada de qualquer maneira até que mais informações pudessem ser coletadas”, disse a organização sem fins lucrativos.
A câmera capturou a cadela vagando por perto algumas vezes ao longo de três dias e, no terceiro dia, ela parecia estar esperando o jantar chegar com o grupo de resgate, disseram.
A Lost Dog Recovery UK South descobriu com os moradores locais que o cão estava “em boas condições, alimentado e cuidado”, mas pode estar perdido há cerca de uma década – uma estimativa que o resgate descobriu mais tarde ser imprecisa.
O resgate estabeleceu uma rotina de alimentação para a cadela durante uma semana, e suas visitas diurnas para refeições revelaram que ela tinha sobrancelhas e focinhos grisalhos, confirmando que ela era uma cadela idosa, segundo o resgate.
No dia 9 de dezembro, os voluntários deixaram uma armadilha para o cachorro junto com uma refeição tentadora: um frango assado quentinho coberto com patê. “Sabíamos que nossa pequena vira-lata era exigente e descobrimos o que ela gostava”, disse a organização sem fins lucrativos.
Ela foi até a armadilha naquela noite.
“Olhando muito por cima do ombro e indo bem e devagar, ela entrou na armadilha, finalmente pisando na plataforma e acionando a porta”, dizia o post no Facebook.
“Compreensivelmente, ela ficou chocada e assustada, mas muito gentil”, segundo o resgate.
Através de seu microchip, eles descobriram que o nome da cadela é Rose e que ela desapareceu em março de 2017, 24 horas após ser adotada.
Através de algumas investigações, o resgate descobriu que Rose havia sido avistada nos primeiros 10 dias após o desaparecimento, mas a trilha esfriou.
“Embora nunca saberemos quando exatamente ela se estabeleceu em Crawley Down, o que sabemos é que ela finalmente está segura e agora não passará o resto de sua última idade se defendendo no frio e na chuva”, o post ler.
Os tutores iniciais de Rose foram contatados, mas eles se mudaram, suas circunstâncias se alteraram e eles não podiam mais cuidar dela, de acordo com Lost Dog Recovery UK South.
“Eles estão emocionados por ela estar segura e ilesa e, claro, tristes por não serem capazes de aceitá-la de volta”, dizia o post no Facebook.
Em uma atualização de 18 de dezembro, a organização sem fins lucrativos disse que Rose estava recebendo cuidados no Last Chance Animal Rescue em Edenbridge, uma cidade em Kent, Inglaterra.
A organização também observou que recebeu muitos pedidos de adoção para Rose e disse que aqueles interessados em receber Rose em sua casa devem entrar em contato com o Last Chance Animal Rescue.