Na manhã de 7 de outubro de 2023, o Hamas (grupo nacionalista islamista que governa a Faixa de Gaza) iniciou a "Operação Al-Aqsa Flood", disparando centenas de projéteis contra Israel e também invandindo o território israelense por terra, como reporta a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (Unrwa).
Em resposta a esse ataque, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou estado de guerra e, em seguida, ordenou o lançamento de ataques aéreos, terrestres e marítimos na Faixa de Gaza, completa o órgão internacional sobre o conflito nesses territórios.
A Faixa de Gaza é um território costeiro localizado às margens do Mar Mediterrâneo e que faz fronteira com o Egito (a sudoeste) e Israel (a norte e a leste), como explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).
Trata-se de uma faixa de terra de 363 km² e seu nome vem de Gaza, sua principal cidade, segundo define a própria Unrwa.
Ainda de acordo com a agência da ONU, a Faixa de Gaza tem uma população de aproximadamente 2,1 milhões de pessoas, incluindo cerca de 1,7 milhão de refugiados palestinos de outras regiões.
A Encyclopaedia Britannica ressalta que, nesta parte do Oriente Médio, a agricultura é a principal atividade econômica da população, e ocupa quase três quartos de sua área. A Faixa de Gaza produz principalmente frutas cítricas, além de trigo e azeitonas.