O turismo foi, sem dúvida, um dos setores econômicos e sociais mais afetados pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos. Mas esse cenário está mudando, o que possibilita que milhões de pessoas voltem a visitar seus lugares preferidos e a conhecer novos destinos.
Segundo o último Barômetro Mundial de Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), divulgado em maio deste ano, as viagens internacionais atingiram 80% dos níveis pré-pandêmicos no primeiro trimestre de 2023. Estima-se que 235 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros três meses, mais que o dobro do mesmo período de 2022.
O ranking mais recente dos países mais visitados no mundo feito pela OMT e disponível no relatório International Tourism Highlights, 2020 Edition (com dados de 2019, pré-pandemia) mostra quais foram os 10 destinos globais que receberam 40% dos turistas.
Dessa lista, destacam-se lugares na Europa e nas Américas como os que mais atraíram turistas recentemente – ainda que lutem para retomar os mesmos patamares pré-pandemia. Enquanto isso, países do Oriente Médio e da Ásia têm ganhado notoriedade entre viajantes que buscam passeios internacionais.
(Relacionado: Os melhores destinos do mundo em 2022)
Veja o ranking de países mais visitados no mundo e que merecem ao menos uma visita durante a vida:
Em primeiro lugar no ranking, a França recebeu 89 milhões de turistas internacionais, segundo o último levantamento da OMT. Paris, a capital, é a cidade que mais retém visitantes.
Em seguida, a Espanha aparece no ranking com 84 milhões de chegadas internacionais, segundo dados da OMT. Barcelona e Madrid são os destaques entre as cidades mais turísticas do país mediterrâneo.
Com inúmeros pontos turísticos famosos, os Estados Unidos receberam 79 milhões de visitantes internacionais segundo o último levantamento da OMT. Nova York, por exemplo, recebeu 56 milhões de visitantes em 2022, de acordo com a NYC & Company (agência de fomento ao turismo da cidade), sendo a mais visitada do país.
Em quarto lugar está a China, tendo recebido 66 milhões de turistas em 2019. Hong Kong e Macau figuram entre os principais destinos.
O Coliseu ao nascer do sol.
FOTO DE SHUTTERSTOCK
Já a Itália contou com 65 milhões de chegadas internacionais, atraindo turistas por cidades em todas as regiões do país, diz o relatório da OMT. Roma, Florença, Milão e Veneza continuam como os destinos favoritos, mas algumas ilhas italianas, como Sicília e Sardenha, também são destaques.
A Turquia vem ganhando preferência entre os turistas internacionais nos últimos anos. Segundo o ranking mais recente da OMT, o país recebeu 51 milhões de turistas em 2019, 12% a mais em comparação com o ano anterior. Ele foi o país com o maior crescimento no turismo internacional.
Em sétimo lugar está o único país latino-americano do ranking dos mais visitados. Em 2019, o México recebeu 45 milhões de turistas internacionais. A capital, Cidade do México, e a região de Cancún são os principais atrativos.
Com 40 milhões de chegadas internacionais, a Tailândia é o segundo país da Ásia entre os destinos favoritos. Segundo a OMT, Bangkok, capital do país, acaba sendo o ponto de partida dos turistas que são atraídos pelos diversos templos e ilhas paradisíacas.
Outro destino querido pelos viajantes que partem para a Europa é a Alemanha. O país recebeu 40 milhões de visitantes segundo o último levantamento da OMT. Sua capital, Berlim, e a cidade de Frankfurt, que abriga um dos maiores aeroportos do mundo, são as cidades que mais atraem turistas.