O cachorro mais velho do mundo está vivendo na casa dos 30 anos. Bobi, um cão português que foi declarado o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness World Records em fevereiro, comemorou seu 31º aniversário na quinta-feira (11), de acordo com um comunicado de imprensa do Guinness.
A família de Bobi planejou uma festa de aniversário no sábado (13) em sua casa em Conqueiros, uma vila rural no sul de Portugal.
O seu dono, Leonel Costa, disse ao Guinness que seria uma festa portuguesa “muito tradicional”. Mais de 100 pessoas compareceram, de acordo com o comunicado à imprensa.
Costa disse ao Guinness que Bobi tem recebido muita atenção desde que foi coroado o cachorro mais velho do mundo.
“Tivemos muitos jornalistas e pessoas de todo o mundo para tirar uma foto com Bobi”, disse ele no comunicado.
Ele acrescentou que o filhote sênior estava bem de saúde e recentemente fez um check-up devido às preocupações de Costa com o estresse dos visitantes frequentes.
“Foram tiradas muitas fotos e ele teve que se levantar e descer várias vezes”, disse ele no comunicado. “Não foi fácil para ele.”
Bobi é um Rafeiro do Alentejo puro-sangue, uma raça de cão português treinado para guardar gado, segundo o seu dono. À medida que envelheceu, ele teve dificuldades para andar e também experimentou um declínio em sua visão.
Leonel Costa e seu cão, Bobi, que completou 31 anos / PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
Costa atribuiu a longevidade de seu cachorro em parte ao “ambiente calmo e pacífico” onde ele vive.
Além de ser o cachorro mais velho atualmente vivo, Bobi também é o cachorro mais velho já registrado, de acordo com o Guinness. Costa tinha apenas 8 anos quando nasceu seu companheiro canino.
“O Bobi é especial porque olhar para ele é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que já partiram deste mundo”, disse no comunicado.