O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu neste sábado (13) às declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que encerraria a guerra na Ucrânia em 24 horas se fosse reeleito como presidente.
Durante a visita de Zelensky a Roma, um repórter perguntou a ele sobre sua resposta aos comentários de Trump, aos quais ele disse: “[Quando Trump era o presidente dos Estados Unidos] não houve invasão em grande escala, mas houve uma guerra. Já havia uma agressão russa.”
“A Crimeia foi ocupada, parte de Donbass foi ocupada. Não tenho certeza se ele estava profundamente envolvido neste assunto, mas, no entanto, ele não resolveu o problema. Não tenho certeza se era uma prioridade para ele. Não o estou acusando de nada. Mas nós temos os fatos. E temos que olhar para eles”, disse Zelensky.
Trump disse em uma sabatina da CNN nesta quarta-feira que resolveria a guerra da Rússia na Ucrânia em um dia.
“Quero que todos parem de morrer. Eles estão morrendo. Russos e ucranianos. Eu quero que eles parem de morrer”, disse ele.
Trump, que não disse se deseja que a Ucrânia detenha a Rússia com sucesso quando pressionado, disse à plateia que não “pensa em termos de ganhar e perder”.
“Acho que em termos de resolver isso, paramos de matar todas essas pessoas”, disse o ex-presidente.
Zelensky também disse a repórteres em Roma: “[Trump] era presidente, eu era presidente. E duas partes da Ucrânia foram ocupadas. Ninguém resolveu esse problema. Ninguém. A questão não é sobre Trump.”