O Brasil é citado pela ONU como um país com dificuldades no combate ao tráfico em virtude de grupos criminosos em consolidação internacional. A publicação também afirma que há crescente uso de aeronaves para a entrada e transporte interno da cocaína. A ONU dedica ainda grande atenção à expansão internacional do Primeiro Comando da Capital, organização líder no tráfico internacional a partir do país, segundo o relatório.
"Confrontados com dificuldades logísticas, traficantes ampliaram o uso de aeronaves para trazer a cocaína ao Brasil, levando a um aumento geral de entrada no país", afirma o relatório. "Mas as quadrilhas parecem ter dificuldades para coordenar o trânsito da droga dentro do Brasil para os portos do Atlântico. Vários indicadores mostram que o nível de cocaína deixando o país caiu. Ao mesmo tempo, houve um aumento dramático do número de mortes atribuídas ao uso de cocaína. É possível que a mudança de dinâmica do tráfico resultou em um aumento de disponibilidade da cocaína no Brasil, e intensificou seu padrão de uso".
O relatório aponta que, assim como centenas de cadeias industriais, a da droga também sofreu durante a pandemia. "Clubes noturnos e bares foram fechados por autoridades preocupadas em controlar o vírus, causando quebras na demanda por drogas como cocaína", aponta a ONU.
Mas, enquanto indústrias como a de microships ainda sofrem os efeitos da crise logística, o mercado de cocaína voltou rapidamente a seus melhores dias. Segundo a ONU, a produção global da droga passou de cerca de mil toneladas, em 2014, para mais de 2 mil toneladas em 2020, para depois crescer ainda mais aceleradamente a partir de 2021.
"Há um contínuo aumento na demanda, com a maioria das regiões mostrando consistentes e crescentes números de usuários na última década. Embora esses aumentos possam ser em parte explicados por crescimento populacional, há também uma crescente prevalência no uso da cocaína", afirma o relatório.
Os números e as conclusões da ONU levam a evidentes discussões sobre segurança e saúde pública mundo afora. O relatório aponta que o número de interceptações por autoridades também está em alta.
Com menos voos na pandemia, o uso de passageiros como "mulas" foi substituído por outros meios de transporte. Segundo o relatório, a África se consolidou, desde 2019, como corredor para a exportação da droga para a Europa, com domínio de gangues nigerianas. Traficantes brasileiros, segundo a ONU, parecem estar usando países como Moçambique, Angola e Cabo Verde como escala para a Europa. Até correios e transportadoras tradicionais passaram a ser mais usados. Navios de pesca e de transporte também têm sido cada vez mais utilizados.
E até submarinos. Nesta segunda-feira a Marinha da Colômbia afirmou ter encontrado um submarino "fantasma" com dois corpos e o equivalente a 2,5 toneladas de cocaína, avaliadas em R$ 450 milhões. Nesta terça-feira, nova descoberta, na costa da Espanha. Um submarino com 3 toneladas da droga que, segundo as autoridades locais, teria partido do Brasil.