O comportamento incomum foi registrado em uma fazenda na região da Mongólia, no norte da China, e teria ocorrido por pelo menos 10 dias. Depois que o vídeo começou a circular, surgiram diversas teorias que tentavam explicar o fenômeno. Algumas pessoas sugeriram que os animais estejam contaminados com alguma doença, enquanto outros chegaram a especular que alienígenas seriam os responsáveis pelo modo como as ovelhas estão agindo.
Matt Bell, professor do Departamento de Agricultura da Hartpury University em Gloucester, na Inglaterra, tem outra teoria. Segundo ele, os animais no vídeo estão mostrando sinais de comportamento estereotipado. Isso acontece quando um animal exibe um padrão de comportamento repetitivo sem objetivo ou função óbvia, geralmente em resposta ao estresse.
“Parece que as ovelhas ficam no curral por longos períodos, e isso pode levar a um comportamento estereotipado, com a repetição de andar em círculos devido à frustração de estar em um curral limitado”, disse Bell em entrevista à Newsweek. Segundo ele, o fenômeno também está relacionado com a tendência que esses animais têm de seguir o rebanho.