O vídeo divulgado por sua fabricante, a companhia de defesa israelense Elbit Systems mostra o drone, de apenas 1,25 quilos, em funcionamento: ele consegue voar tanto em espaços externos quanto em locais fechados, percorrer corredores, túneis e escadas enquanto desvia de obstáculos estáticos ou em movimento a cerca de 20 metros por segundo. O Lanius obtém sua altíssima velocidade por meio de uma plataforma de quatro rotores.
O drone se orienta por GPS, vários sensores ópticos e um LiDAR, sistema a laser capaz de mapear um ambiente tridimensional com precisão milimétrica. Todos os dados obtidos por seus sensores são processados em tempo real por um chip Nvidia Jetson TX2. “O sistema incorpora um algoritmo SLAM (localização e mapeamento simultâneos), que utiliza o processamento de imagens para identificar pontos de interesse, e mostra dados relevantes e informações de identificação ao operador”, destaca o fabricante.
O Lanius também pode voar em busca de alvos de forma autônoma, já que sua tecnologia de processamento por Inteligência Artificial o permite distinguir e classificar entre alvos inimigos e amigos. Além disso, esses drones podem ser transportados em quatro unidades por uma nave-mãe, formando uma flotilha capaz de atuar de forma coordenada para gerar emboscadas ou interromper o avanço de forças hostis.