Assim, nesse Dia de Finados (2 de novembro), selecionamos cinco dos cemitérios mais famosos e visitados do mundo. Alguns deles se destacam pelo valor histórico e arquitetônico, outros pelas personalidades célebres que sepultadas e alguns reúnem todos esses fatores para se tornarem verdadeiros pontos turísticos na Argentina, França, Jerusalém, Romênia e no Brasil.
O Cristo Redentor visto do Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio
Localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, o Cemitério São João Batista foi criado em 1852 e possui cerca de 25 mil túmulos por seus 192 quilômetros quadrados: o local tornou-se ponto turístico carioca principalmente pelas celebridades que descansam por lá, como sete ex-presidentes, o inventor Santos Dumont, e centenas de artistas, como Cândido Portinari, Carmem Miranda, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Glauber Rocha, Chacrinha, Clara Nunes, Cecília Meireles, Dorival Caymmi, Elke Maravilha e muitos mais.
Recoleta, em Buenos Aires
Detalhe do túmulo de Eva Perón, o mais visitado do Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires.
Fundado em 1822 no bairro de mesmo nome, o Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, é famoso por suas enormes imagens, por seus jazigos espetaculares como casas esculpidas, mas principalmente por ser o endereço do túmulo de Eva Perón, a tão amada primeira-dama e líder política argentina, falecida aos 33 anos em 1952.
Pére-Lachaise, em Paris
O Cemitério Pére-Lachaise, em Paris, se destaca pelos famosos e pela arquitetura de seu túmulos
O maior cemitério de Paris é também o mais famoso do mundo, situado no 20º arrondissement da capital francesa. Fundado em 1804, O Pére-Lachaise se tornou um dos mais visitados do planeta, reunindo arquitetura espetacular, árvores e flores frondosas, e principalmente personalidades – entre muitas outras, os escritores Oscar Wilde, Honoré de Balzac, Marcel Proust, o pintor Amedeo Modigliani, as cantoras Maria Callas e Édith Piaf, os compositores Frédéric Chopin e Georges Bizet, o cantor Jim Morrison, o dramaturgo Molière, o líder espírita Allan Kardec e a bailarina Isadora Duncan.
Cimitirul Vesel, em Săpânța
Cores vivas, formas peculiares, poemas memoriais e até mesmo humor no Cimitirul Vesel
Localizado na vila de Săpânța, na Romênia, não é por acaso que o Cimitirul Vesel é conhecido como “cemitério alegre”: seus túmulos são feitos de carvalho e esculpidos com muitas cores e imagens, muitas vezes estampando as pessoas enterradas em cada jazigo, com poemas contando casos e também os motivos por trás de cada morte, oferecendo ao local um clima amigável e até bem-humorado.
Monte das Oliveiras, em Jerusalém
O Cemitério Monte das Oliveiras, o mais importante da religião judaica, diante de Jerusalém
O mais antigo e importante cemitério judaico do mundo se localiza no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, local que começou a ser utilizado como cemitério há cerca de 3 mil anos – oficialmente, porém, foi inaugurado há cerca de cinco séculos. O Cemitério Monte das Oliveiras, portanto, reúne entre 70 mil e 150 mil túmulos como um dos pontos históricos religiosos mais importantes do mundo, diante de uma incrível vista para a Cidade Sagrada.