A prévia do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos para o 2º trimestre, divulgada nesta 5ª feira (28.jul) veio muito abaixo da expectativa de analistas e instituições financeiras. No lugar de uma alta ao redor de 0,4%, projetada pelos mercados, o resultado da economia americana foi negativo em 0,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Pior do que o resultado, em si já decepcionante, a cifra traz um segundo resultado consecutivo no vermelho, para um período de três meses. A julgar pela conceituação formal, dois trimestres diretos nesta condição caracteriza uma "recessão técnica". Ou seja, fundamental para ligar o sinal de alerta de um país quanto ao desempenho da sua economia.
A divulgação do PIB negativo ocorre um dia após o presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, afirmar que não via os Estados Unidos com a economia em recessão.
"A queda no PIB real refletiu recuos no investimento privado em estoque, em investimentos fixos residenciais, em gastos do governo federal, estaduais e locais e investimentos fixos nãos residenciais que foram parcialmente compensadospor aumento nas exportações e despesas de consumo pessoal", explicou o BEA -- o Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.