O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve se reunir nesta quarta-feira (11), a pedido dos Estados Unidos, para discutir os últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, disseram diplomatas, enquanto Washington pressiona o órgão de 15 membros a fortalecer as sanções contra Pyongyang.
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico de um submarino no sábado, disse a Coreia do Sul, o mais recente de uma série de lançamentos de mísseis balísticos, que são proibidos pelo Conselho de Segurança da ONU.
Os Estados Unidos também avaliaram que a Coreia do Norte pode estar pronta para realizar um teste nuclear já neste mês.
A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse que os Estados Unidos gostariam que o Conselho de Segurança votasse em maio para sancionar ainda mais a Coreia do Norte. No entanto, os poderes de veto da China e da Rússia sinalizaram que eles se opõem a novas ações.
A Coreia do Norte está sujeita a sanções da ONU desde 2006, que o Conselho de Segurança da ONU intensificou ao longo dos anos em uma tentativa de cortar o financiamento dos programas de armas nucleares e mísseis balísticos de Pyongyang.
Mas o estado asiático tem trabalhado com sucesso para evitar algumas sanções da ONU, de acordo com monitores independentes de sanções da ONU, e o líder norte-coreano Kim Jong Un prometeu no mês passado acelerar o desenvolvimento do arsenal nuclear de seu país.