Jörg Deterling, especialista em artes plásticas da casa de leilões Sotheby's, identificou o busto como uma peça que havia desaparecido da Alemanha na década de 1940. A escultura pertenceu ao rei Ludwig I da Baviera (1786 - 1868), e fazia parte de um modelo em escala real de uma casa de Pompeia, chamada Pompejanum, que ele mandou construir na cidade alemã de Aschaffenburg. A peça ficou em exibição no local por quase 200 anos, mas foi transferida para um depósito durante a Segunda Guerra Mundial, de onde sumiu.
Especialistas acreditam que o busto retrata um filho de Pompeu, o Grande, que foi derrotado na guerra civil por Júlio César. Não se sabe ao certo como a peça foi parar no Texas, mas o Exército dos Estados Unidos tinha bases em Aschaffenburg. O mais provável é que um soldado tenha levado o artefato para os EUA.
A escultura agora fará parte de uma exposição no Museu de Arte de San Antonio, antes de ser devolvida para a Alemanha em 2023. “É uma grande história cujo enredo inclui o período da Segunda Guerra Mundial, diplomacia internacional, arte do antigo Mediterrâneo, investigação de brechós, realeza histórica da Baviera e a proteção daqueles que se preocupam em proteger as artes, seja como indivíduos ou instituições", disse Emily Ballew Neffm diretora do Museu de Arte de San Antonio.