O exército belarusso iniciou uma inspeção não anunciada anteriormente de sua Força de Reação, planejando o movimento de uma quantidade significativa de equipamentos militares, de acordo com um comunicado publicado pelo Ministério da Defesa da Belarus em seu canal no Telegram nesta quarta-feira (4).
“Uma inspeção surpresa da Força de Reação começou nas Forças Armadas da Belarus, durante a qual unidades e subunidades militares terão que trabalhar nas questões de preparação, marcha para áreas designadas e realização de tarefas de treinamento de combate”, diz o comunicado.
O departamento de defesa observou que “o objetivo da inspeção é avaliar a prontidão e a capacidade do pessoal de responder rapidamente a uma possível situação de crise”.
De acordo com o comunicado, “unidades e subunidades militares operarão em áreas desconhecidas em um ambiente em rápida mudança”.
A ameaça de ataques com mísseis à infraestrutura militar e civil da Ucrânia a partir do território da República da Belarus permanece real, disse Oleksandr Motuzyanyk, porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia, na quarta-feira.
“As Forças Armadas da República da Belarus estão fortalecendo certas unidades na fronteira belorussa-ucraniana nas regiões de Brest e Gomel. Ações demonstrativas e provocativas ao longo da fronteira do estado com a Ucrânia não estão descartadas no futuro”, acrescentou.
Segundo ele, a ameaça da Belarus nunca cessou.
“Como você sabe, hoje o exército russo está usando o território da República da Belarus como trampolim para o ataque à Ucrânia. De fato, devido a isso, as unidades russas puderam aparecer nos subúrbios da capital tão rapidamente”, enfatizou Motuzyanyk.