Estratégia é usada, por exemplo, para evacuar civis e entregar medicamentos e alimentos em zonas de conflitos. No entanto, em alguns casos, podem ser usados para contrabandear armas e combustível para cidades sitiadas. Nos últimos dias, um termo tem sido bastante visto no noticiário internacional: corredores humanitários. Tentativas de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia querem permitir que eles sejam abertos para a evacuação de civis e para o fornecimento de suprimentos a regiões ucranianas sitiadas por tropas russas.
As Nações Unidas consideram os corredores humanitários uma das várias formas possíveis de uma pausa temporária em um conflito armado. São zonas desmilitarizadas, em uma área específica e por um tempo específico – e todos os lados de um conflito armado concordam com elas.
Por esses corredores, civis podem ser evacuados ou alimentos e ajuda médica podem ser levados para áreas de conflito.
Os corredores são necessários quando as cidades estão sitiadas e a população está sem suprimentos básicos de alimentos, eletricidade e água.
Nos casos em que uma catástrofe humanitária ocorre porque o direito internacional da guerra está sendo violado – por exemplo, por meio de bombardeios em larga escala a alvos civis – os corredores humanitários podem fornecer alívio crucial.
Fonte: Isto É Dinheiro.