(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Jataí

Operação da PF mira suspeitos de fraude no seguro-desemprego em Jataí

Operação se desenvolve simultaneamente em 5 Estados da Federação

Publicada em 04/10/23 às 10:03h - 38 visualizações

por Kativa FM \\\\ Mais Goiás


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Polícia Federal (Imagem ilustrativa: PF - Divulgação)  (Foto: Kativa FM \\\\ Mais Goiás)

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Jataí, na Região Sudoeste de Goiás, nesta quarta-feira (4/10) durante Operação RedeX, que apura fraudes na obtenção e recebimento do seguro-desemprego.

Durante a investigação, foram confirmados 12 mil requerimentos de seguro-desemprego fraudados, acarretando um prejuízo de R$ 11.900.111,12 aos cofres públicos. Estima-se que o prejuízo evitado com a neutralização da atividade criminosa seja de mais R$ 7,2 milhões.

As investigações tiveram início em outubro de 2022, depois que a área de inteligência trabalhista do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou a liberação irregular de inúmeros benefícios do seguro-desemprego, com a participação de servidores públicos e pessoas localizadas em diversas Unidades da Federação.

Além da cidade goiana, os policiais cumpriram 7 mandados de prisão preventiva, 1 mandado de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão, em Cuiabá, Sinop (ambas no Mato Grosso), Macapá, no Amapá, Parauapebas, Redenção (ambas no Pará) e São Luís, no Maranhão.

Fraude no Seguro-desemprego

Segundo a Polícia Federal, o modo de agir do grupo criminoso consistia no recrutamento de servidores públicos vinculados ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), com promessa e pagamento de propinas, para que esses agentes públicos inserissem informações falsas no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou emprestassem suas senhas para que outras pessoas o fizessem.

A partir daí, parcelas indevidas do seguro-desemprego eram pagas a “laranjas”, que repassavam parte do valor recebido indevidamente aos orquestradores do esquema criminoso.

Os crimes sob apuração são os de estelionato, corrupção ativa, inserção de dados falsos em sistema de informações e associação criminosa (ou organização criminosa).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO