Algumas figuras históricas deixam uma marca no desenvolvimento das civilizações humanas que dura por séculos, impactando até os dias de hoje. Entre esses nomes está, certamente, o primeiro imperador do Império Romano, que foi César Augusto.
Nascido em uma época de turbulência e mudanças, ele emergiu como o arquiteto de uma nova ordem ao conduzir Roma das cinzas da República para uma “era de paz e prosperidade” que redefiniria o mundo greco-romano, como detalha a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de conhecimento do Reino Unido.
Por meio de uma combinação de astúcia política e reformas governamentais, esse líder transformou a estrutura romana e lançou as bases de um império que perduraria por séculos. National Geographic destaca pontos principais da vida de César Augusto, cuja influência moldou muito do que se vê na atual civilização ocidental.
Vista de Leptis Magna, uma das maiores e mais bem preservadas cidades antigas romanas do mundo.
Gaius Octavius Thurinus é reconhecido como o primeiro imperador romano. Ele nasceu em 23 de setembro de 63 a.C. e morreu em 19 de agosto de 14 d.C. em Nola, perto de Nápoles (atual Itália), observa a Britannica.
O político passou a governar como imperador após a morte de Júlio César, seu tio-avô e pai adotivo. Foi então que ele adotou o nome César Augusto, detalha um outro artigo da revista National Geographic Espanha intitulado “Augusto”. Já como pontua a Britannica, sua ascensão ao poder marcou o fim da República Romana.
O governo de Augusto foi caracterizado por uma estrutura autocrática conhecida como principado. Embora tenha sido apresentado como um retorno às instituições republicanas, César – conhecido pelo termo latino princeps, ou seja, primeiro cidadão – manteve o controle absoluto do poder, detalha a enciclopédia. Essa forma de governo permitiu que sua autocracia fosse aceita pela população romana.
Ainda segundo a fonte, Augusto era “um líder paciente, hábil e eficiente”. Durante seu governo, ele reformou vários aspectos da vida em Roma e conseguiu estabelecer um período sem muitas guerras e com prosperidade, que perdurou por todo o mundo greco-romano, conhecido como Pax Augusta.
As contribuições desse governante foram fundamentais para a estabilidade e o desenvolvimento do Império Romano. Tanto que seu nome está entre os mais conhecidos da Antiguidade e seu governo é um assunto de interesse dos historiadores até hoje.