No Catolicismo, a Semana Santa é o período de dias entre o chamado Domingo de Ramos – quando são contemplados os últimos momentos da vida terrena de Jesus – e a Páscoa, data que marca a ressurreição de Cristo na religião, como explica o site Vatican News, o portal de informações da Santa Sé, nome dado à cúpula de bispos da Igreja Católica.
Esta semana possui diversos dias considerados simbolicamente relevantes para quem segue o cristianismo. Todas estas datas estão em torno da ascensão e morte de Jesus Cristo, o profeta judeu que viveu na Palestina no século 1 d.C., e de acordo com a crença cristão teria vindo à Terra para salvar a humanidade de seus pecados.
Destacam-se, portanto, a Quinta-feira santa, quando os livros bíblicos cristãos relatam que Jesus fez a última ceia com seus 12 apóstolos; a Sexta-feira santa, também conhecida como o dia da “paixão e morte” de Cristo na cruz; e o sábado Santo, quando a igreja relembra o luto pela morte de Jesus e dá lugar à celebração da Vigília Pascal, explica o site da Santa Sé.
Há ainda um outro importante dia de celebração, que é o mais esperado da Semana Santa: trata-se do Domingo de Páscoa, também chamado de Domingo da Ressurreição. Mas afinal, qual é o seu significado?
O domingo de Páscoa é o dia em que, de acordo com a religião católica, Jesus Cristo ressuscitou dos mortos três dias após sua crucificação ordenada por Pôncio Pilatos, um magistrado da Judeia no antigo Império Romano, diz a World History Encyclopedia (plataforma que fornece dados históricos com o objetivo de melhorar o conhecimento).
O site do Vaticano explica que, após o sepultamento de Jesus, Maria Madalena e outros fiéis foram visitar seu túmulo e descobriram que o corpo de Cristo não estava mais no lugar onde havia sido colocado.
Ainda segundo a crença cristã, um anjo teria aparecido para seus fiéis e dito que Cristo havia ressuscitado, informa o site da Santa Sé.
A data que comemora a ressurreição de Jesus Cristo é o evento mais importante para os cristãos no que se refere à celebração da vida de Jesus, de acordo com a como reforça a enciclopédia focada em história, A data marca o fim de uma semana de eventos que levaram à morte do profeta, que é a Semana Santa.
Conforme acordado no Concílio de Nicéia (primeira reunião promovida pela igreja para tratar da fé cristã) em 325 d.C., a Páscoa deve ser celebrada sempre no primeiro domingo após a primeira Lua cheia depois do equinócio de outono no Hemisfério Sul (em 21 de março), explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).
Por esse motivo, a Páscoa pode ocorrer em qualquer domingo entre aproximadamente 22 de março e 25 de abril.