Pep, cabe destacar, nunca escondeu o desejo de treinar uma seleção nacional. Inclusive, a Federação Inglesa (FA) chegou a abordá-lo após a saída de Gareth Southgate, mas acabou fechando com Thomas Tuchel após indefinição do espanhol.
O que não se sabe, porém, são quais as atuais intenções de Guardiola. O contrato com os cityzens vai até o final da atual temporada europeia — ou seja, quando o vínculo acabar, faltaria apenas um ano para a Copa do Mundo de 2026, na América do Norte.
Assim, a dúvida é se Guardiola se arriscaria em um novo desafio, cujo trabalho seria posto à prova pouco depois, ou permaneceria por mais uma temporada no Etihad Stadium para só então assumir uma seleção nacional, começando justamente no início do ciclo para o Mundial de 2030, que terá jogos em três continentes.
Novembro, aliás, pode trazer novidades sobre o futuro do treinado espanhol. Além de ter a última Data Fifa do ano, Guardiola assinou as duas últimas extensões de contrato com o Manchester City, em 2020 e 2022, justamente no mês de novembro.
O Brasil, vale lembrar, faz campanha instável nas Eliminatórias Sul-Americanas: é apenas o quarto colocado, com 16 pontos em dez rodadas. Além disso, o catalão planejaria avisar o City o mais rápido possível para que o clube possa se planejar para o futuro com tempo.