Hugo Calderano arrasou o sul-coreano Jang Woo-jin em Paris 2024 e colocou Brasil na semifinal do tênis de mesa pela primeira vez na história das Olimpíadas. Número 6 no ranking da modalidade, o carioca disputará medalha após bater adversário de forma incontestável, por 4 sets a 0, nesta quinta-feira (1º): 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6.
Na semi, Calderano enfrenta vencedor da partida entre Truls Moregardh, sueco que eliminou o número 1 do mundo, o chinês Wang Chuqin, e o egípcio Omar Assar. O duelo está previsto para ainda hoje, às 16h. Já a semi será nesta sexta (2).
Hugo Calderano, de 28 anos, é um dos melhores mesatenistas da história do esporte no Brasil. Venceu diversas competições nas Américas e acumula oito medalhas em Jogos Pan-Americanos, individualmente e por equipes — seis de ouro, uma de prata e outra de bronze.
Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, repetiu melhor campanha de um brasileiro, o lendário Hugo Hoyama, em Atlanta 1996: oitavas de final.
Em Tóquio 2020, derrotou o mesmo adversário de hoje em Paris 2024, Jang Woo-jin, e realizou, à época, a melhor campanha brasileira do tênis de mesa em Olimpíadas, alcançando as quartas de final.
Agora, na capital da França, avançou à semi e tem chance de medalha inédita para o país.