Estudantes brasileiros têm pensamento crítico, mas precisam desenvolver outras competências, como criatividade e liderança. O dado é de um estudo feito com 80 mil alunos de 878 escolas privadas em diferentes regiões do Brasil.
O levantamento inédito, feito pela Arco Educação em parceria com a Beyond Education, revela que competências como mentalidade de crescimento (80%) e colaboração (44% no nível avançado) apresentam resultados positivos, mas habilidades como criatividade (9% estão no nível iniciante ou abaixo) e liderança (44% em nível inicial) ainda precisam de atenção.
As análises enviadas à CNN mostram que escolas da região sudeste lideram em colaboração, enquanto os estudantes do nordeste se destacam em resiliência e ética. Além disso, o norte apresentou maior crescimento em criatividade.
Segundo o levantamento, meninas apresentam melhor desempenho em ética e colaboração. Por outro lado, meninos despontam em criatividade e mentalidade de crescimento.
A metodologia utilizada foi baseada em testes no modelo de quatro dimensões do Centro de Redesenho Curricular (CRC), calibrados por faixa etária e ajustados por indicadores como idade, série e gênero.
A amostragem incluiu estudantes de 10 a 21 anos, distribuídos entre o ensino fundamental e médio, com análises regionais e de gênero para maior profundidade.