Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) estão entre os mais influentes do mundo, de acordo com a lista de 2024 elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O ranking internacional, que apresenta dados de 2023, foi publicado em 16 de setembro, mas só agora foi divulgado pela instituição goiana.
A universidade possui 9 professores entre os pesquisadores mais influentes do mundo e 5 pesquisadores foram elencados como os mais citados ao longo da carreira em suas áreas. O ranking faz parte de um levantamento anual que é reconhecido pela comunidade científica mundialmente.
Os pesquisadores são avaliados em 22 campos científicos e 174 subcampos, de acordo com a classificação padrão Science-Metrix. A lista enumera os 100 mil melhores cientistas do mundo.
Para o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Wilson Flores, o resultado reflete a força do trabalho científico realizado dentro da UFG. “A maior parte das pesquisas são desenvolvidas na Pós-graduação, alcançando índices entre 80 e 85%, e nós estamos seguindo esse panorama das demais universidades brasileiras. A pesquisa é uma prioridade na UFG”, afirmou.
Segundo a UFG, todos os professores citados são, ou foram, coordenadores de programas de pós-graduação. “Nesse ponto nós vemos o quanto um prêmio dessa envergadura evidencia o que outros dados têm mostrado: a melhoria dos conceitos dos programas de pós-graduação da UFG nos últimos anos”, concluiu.
Mais citados
José Alexandre F. Diniz-Filho – Biologia – Ecologia
Edgardo M. Latrubesse – Ciências Ambientais e da Terra – Geografia
Carlos Estrela – Medicina Clínica – Dentística
Luis Mauricio Bini – Biologia
Weimar S. Barroso – Medicina Clínica – Sistema Cardiovascular & Hematologia
Wendell K.T. Coltro – Química – Química Analítica
Carolina Horta Andrade – Química Medicinal & Biomolecular
Bruno Junior Neves – Química – Química Medicinal & Biomolecular
Jadson Diogo Pereira Bezerra – Pesquisa em Biomedicina – Micologia e Parasitologia
Carreira
José Alexandre F. Diniz-Filho – Biologia – Ecologia
Edgardo M. Latrubesse – Ciências Ambientais e da Terra – Geografia
Carlos Estrela – Medicina Clínica – Dentística
Luis Mauricio Bini – Biologia
Alejandro Ostermayer Luquetti – Medicina Clínica – Medicina Tropical