A exportação de ovos brasileiros mais do que triplicou em setembro. Foram 1.524 toneladas embarcadas, considerando produtos in natura e processados, contra 479 toneladas no mesmo mês do ano passado – um aumento de 218%.
Já o faturamento com as vendas externas em setembro totalizou 3,946 milhões de dólares, um desempenho 137,3% maior que o registrado em igual época do ano anterior (1,663 milhão de dólares). Os dados fazem parte de levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Em 2023, as exportações de ovos cresceram 180,9% em volume e chegaram a 22,6 mil toneladas. Já a receita acumulada com os embarques totaliza US$ 56,3 milhões, o que significa um crescimento de 214,1% em relação a 2022.
“Em menos de nove meses, o setor de ovos mais que dobrou os embarques totais realizados nos 12 meses de 2022. A alta expressiva das vendas para mercados de elevados níveis de exigência sanitária foram um diferencial do setor no ano, e espera-se que os mesmos níveis sejam mantidos até o fim de 2023”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
O principal destino das exportações de ovos em setembro foi o Japão, que importou 888 toneladas – volume 922% maior que o total exportado no mesmo mês do ano passado. Outro destaque foi o Chile, que quase quintuplicou as compras e totalizou 237 toneladas.
Projeções anunciadas em agosto pela ABPA indicam que o Brasil exportará 32,5 mil toneladas de ovos neste ano (+240% na comparação com 2022). Já a produção deve ser de 52,55 bilhões de unidades (+1%), enquanto a perspectiva é de que o consumo per capita encerre 2023 em cerca de 242 unidades (+0,5%).