O Brasil, desde o início de 2023, conquistou 44 novos mercados para os produtos agropecuários até setembro deste ano, informa o Ministério da Agricultura, em comunicado.
Com uma pauta diversificada das exportações, o Ministério da Agricultura intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Chile e Panamá), totalizando 19 mercados.
Na região asiática (Rússia, Indonésia, Cingapura, China, Índia e Malásia) foram conquistados 11 mercados.
No continente africano (Egito, Argélia, Angola e África do Sul) as tratativas contabilizaram sete produtos.
Já na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu) foram cinco mercados.
No Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita), temos dois mercados.
O ministério explicou na nota que as aberturas de mercados "são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria".
Conforme o governo, ainda há um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.
A presença de adidos agrícolas brasileiros também é fundamental para identificar oportunidades para comercialização dos produtos nacionais, atrair investidores estrangeiros e na superação de barreiras às exportações brasileiras.