Um grupo de 205 bilionários e milionários de vários países assinou uma petição enviada aos líderes presentes ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, exigindo pagar mais impostos.
O grupo, que se identifica como “Os Milionários Patrióticos”, diz que o mundo está vivendo uma era de extremos com “o aumento da pobreza e aumento da desigualdade; a ascensão do nacionalismo antidemocrático; o clima extremo e declínio ecológico; e profundas vulnerabilidades em nossos sistemas sociais”.
Para combater esses desafios urgentes, eles apontam a solução: “vocês, nossos representantes globais, devem tributar a nós, os ultrarricos. E devem começar agora”.
Coincidentemente, a iniciativa dos bilionários globais acontece na mesma semana em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso para sindicalistas no Palácio do Planalto dizendo que “os ricos vão pagar mais impostos” no Brasil.
Segundo o presidente, é preciso implementar uma reforma tributária no país, invertendo a lógica dos impostos.
“Vamos diminuir (a cobrança dos impostos) para o pobre e aumentar para o rico”, disse Lula.
Os bilionários que assinaram a petição de Davos disseram que o aumento nos impostos sobre eles vai ajudar a “defender a democracia e construir a cooperação para construir economias mais justas”.
A maioria desses super-ricos vive nos Estados Unidos e no Reino Unido. Entre eles estão a herdeira da Disney, Abigail Disney, e o ator Mark Ruffalo.
Nenhum super-rico brasileiro assinou a carta.