O MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM), define a gastroenterite como uma inflamação do revestimento do estômago e dos intestinos que causa diarreia e vômito como principais sintomas. Embora geralmente não seja grave em pessoas saudáveis, a gastroenterite pode causar sintomas mais sérios, inclusive desidratação.
Surtos de gastroenterite podem acontecer, em especial durante a temporada de verão, por causa da relação da doença com água contaminada. No começo de 2025, o município de Guarujá, localizado no litoral do estado de São Paulo, registrou diversos casos de gastroenterite, que foram, em seguida, se espalhando para outras áreas litorâneas paulista, como também o município de Praia Grande, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Mas como a gastroenterite se espalha e quais são os sintomas? E, o mais importante: ela pode ser prevenida? Neste artigo, a National Geographic reúne os principais pontos sobre o tema e responde às dúvidas.
Lavar as mãos é uma das formas mais importantes de prevenir a gastroenterite e outras infecções. Esse simples gesto salva milhões de vidas todos os anos, afirma a Organização Mundial da Saúde.
A disseminação da gastroenterite pode se dar de várias maneiras diferentes. As principais, de acordo com o MedlinePlus, são através de:
Como destaca a fonte, “os vírus, bactérias e parasitas que causam a gastroenterite também podem ser transmitidos de pessoa para pessoa. O indivíduo pode ser infectado ao tocar em algo com germes e depois levar as mãos aos olhos, à boca ou ao nariz”.
Existem diferentes tipos, mas a gastroenterite viral é a mais comum e pode ser causada por muitos vírus diferentes, incluindo o norovírus e o rotavírus, observa o MedlinePlus.
De acordo com a fonte dos norte-americana, os principais sintomas da gastroenterite incluem diarreia, dor ou cólicas no abdômen, náusea, vômito e, ocasionalmente, febre.
Ocasionalmente, a gastroenterite pode causar sintomas graves, como desidratação. Outros sinais de alerta incluem mudança no estado mental (como irritabilidade ou falta de energia), diarreia que dura mais de dois dias, febre alta, vômitos frequentes, seis ou mais fezes soltas por dia, dor intensa na região do abdômen ou no reto, fezes pretas e alcatroadas ou fezes com sangue ou pus.
Já de acordo com a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e educação médica, qualquer pessoa pode ser afetada pela gastroenterite viral. Entretanto, alguns grupos têm maior probabilidade de contraí-la, como crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado.
O MedlinePlus reconhece que a gastroenterite nem sempre pode ser prevenida, mas há algumas medidas importantes a serem tomadas para evitar a infecção. Entre elas, a fonte menciona:
O serviço de informações enfatiza que, se ocorrerem sintomas de gastroenterite, um profissional de saúde deve ser consultado o mais rápido possível para tratar a condição e evitar que a doença se agrave.