Para apontar qual é a formação vulcânica de maior altura no planeta, é preciso primeiro entender como um vulcão é definido. De acordo com o Programa de Vulcanismo Global (da sigla GVP em inglês) do Instituto Smithsonian dos Estados Unidos, um vulcão é uma estrutura na crosta terrestre por meio da qual o magma e os gases sobem do interior da Terra para a superfície.
A existência de vulcões na Terra e em outros planetas é de enorme interesse científico. Graças à pesquisa, agora é possível conhecer alguns dados específicos sobre essas estruturas, como sua formação, erupções ou altitude.
Aqui está uma lista dos vulcões mais altos do nosso planeta.
Segundo o Programa de Vulcanismo Global (da sigla GVP em inglês) do Instituto Smithsonian dos Estados Unidos, o Nevado Ojos del Salado pode ser considerado o vulcão mais alto do mundo com 6.879 metros acima do nível do mar.
De acordo com o GVP, o vulcão Nevado Ojos del Salado, dono de uma elevação de 6.879 metros acima do nível do mar, é a formação vulcânica ativa mais alta do mundo, e fica na Cordilheira dos Andes.
Esta estrutura geológica está localizada na fronteira entre o Chile e a Argentina, a leste da província chilena de Copiapó (região do Atacama) e a oeste da província argentina de Catamarca.
No entanto, a fonte especializada esclarece que essa estrutura é a mais alta se o nível do mar for levado em consideração. Ou seja, embora ele se eleve a quase 7 mil metros acima do oceano, sua altura a partir da base é de cerca de 2 mil metros, e sua posição na Cordilheira dos Andes influencia sua altura acima do mar.
“O quadro é diferente, porém, se considerarmos a altura das estruturas vulcânicas medida a partir de suas bases e não do nível do mar”, diz o GVP.
Neste caso, a fonte exemplifica que os vulcões oceânicos no Havaí, como o Mauna Loa (4.170 metros acima do nível do mar) e o Mauna Kea (4205 metros acima do nível do mar), podem chegar a medir até 9 mil metros a partir de suas bases no fundo do mar. “Esses vulcões são, de longe, os maiores vulcões do mundo em volume, eclipsando os estratovulcões dos Andes”, afirma a fonte.
Cones de cinzas vermelho-escuros na fenda sudoeste do Mauna Loa. Os cones de cinzas são formados por repetidas erupções de magma pegajoso (tephra). O Mauna Loa (ao fundo na foto) fica dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.
O Nevado Ojos del Salado é um estratovulcão considerado ativo. Esse tipo de formação é típico da maioria dos grandes vulcões terrestres e consiste em camadas de lava e rochas piroclásticas que se acumulam em forma de cone, como explica um artigo sobre o tema publicado pelo site do governo do arquipélago de Açores, outra parte do planeta que contém esse tipo de vulcão.
Embora não tenha entrado em erupção há muitos séculos, o Ojos del Salado emite fumarolas em seus arredores. De acordo com o Programa Global de Vulcanismo, “não foram registradas erupções históricas confirmadas, mas o vulcão mostrou atividade fumarólica persistente e houve um informe não confirmado de uma pequena emissão de gases e cinzas em 1993”.
Conforme descrito em um artigo publicado na área de ciência do site do governo argentino, o cume principal do Nevado Ojos del Salado apresenta dois picos: um argentino (chamado Torreón Leste) e um chileno (o Torreón Oeste).
Ele está localizado a cerca de 20 quilômetros ao sul da estrada que liga o Chile à Argentina pela passagem de fronteiriça de San Francisco, descreve o GVP.
Neve e gelo cobrem o flanco ocidental do Nevado Incahuasi ao longo da fronteira entre o Chile e a Argentina. O Incahuasi é um maciço vulcânico complexo localizado a nordeste do vulcão Nevados Ojos del Salado. Estes dois estratovulcões ocupam uma caldeira composta de 3,5 km de largura. O Nevado de Incahuasi, com 6.621 m de altura, está entre um dos vulcões mais altos do mundo.
A região da Cordilheira dos Andes abriga alguns dos vulcões mais altos do mundo, cuja atividade, embora muitas vezes silenciosa, é uma evidência de que esses gigantes permanecem ativos sob a superfície, diz o GVP.
São vulcões de estruturas complexas, com fluxos de lava que, em alguns casos, saem de fissuras e alimentam pequenos cones e crateras, visíveis ao longo de seus cumes.
De acordo com o programa do Instituto Smithsonian, depois do Nevado Ojos del Salado, a lista das formações vulcânicas mais altas inclui: