O chocolate é um produto alimentício feito de grãos de cacau. De acordo com as informações fornecidas pela Encyclopaedia Britannica (uma plataforma online de cultura geral com sede no Reino Unido), ele é consumido como um doce e também usado na preparação de bebidas ou para dar sabor a vários produtos de confeitaria.
Além de seu gosto agradável, o chocolate é uma fonte rápida de energia, graças ao seu alto teor de carboidratos. A fonte conta também que seus componentes incluem pequenas quantidades de cafeína e teobromina, compostos que, embora estimulantes, são tóxicos para alguns animais, como cães.
O chocolate branco tem sido objeto de debate sobre se realmente pode receber esse nome. Sua composição, no entanto, impede que ele seja estritamente considerado um tipo de chocolate, como acontece com o chocolate ao leite ou o amargo, por exemplo.
O processo de fabricação do chocolate começa com os grãos de cacau que passam por um processo de fermentação e torrefação. Em seguida, esses grãos são moídos para criar uma pasta conhecida como “licor de chocolate”. Esse licor passa por diferentes processos, dependendo do tipo de chocolate desejado, diz a Encyclopaedia Britannica.
Esse chocolate líquido pode ser deixado para endurecer em moldes, resultando em chocolate amargo, comumente usado para assar. Outra opção é prensá-lo para reduzir seu teor de manteiga de cacau e, assim, obter o cacau em pó, usado na preparação de bebidas ou como ingrediente em confeitos.
No entanto, ressalta a fonte, quando misturado com mais açúcar e manteiga de cacau, é produzido o chocolate doce. Uma etapa adicional na criação do chocolate ao leite é a adição de leite em pó ou concentrado à mistura de chocolate doce. Esse tipo de chocolate é popular por seu sabor mais suave e cremoso.
O chocolate branco, por outro lado, embora tenha o mesmo nome, mas outra classificação pela cor, tecnicamente não é considerado chocolate. De acordo com a Britannica, isso ocorre porque ele não contém sólidos de cacau. “O chocolate branco é feito de manteiga de cacau, à qual são adicionados produtos lácteos, açúcar e aromatizantes, como a baunilha”, dizem.
O chocolate branco tem sido objeto de debate sobre se realmente pode ser chamado de “chocolate”. De acordo com a Encyclopaedia Britannica, o problema está em sua composição, pois ele não contém os sólidos de cacau que são essenciais em outras variedades do alimento. Por conta dessa ausência ele não pode ser considerado chocolate em sentido estrito.
Um artigo de National Geographic Espanha também confirma que o chocolate branco não é tecnicamente chocolate, pois não inclui pasta de cacau em sua composição. Embora seja mais rico em gorduras e açúcares do que outras variedades, ele não oferece os mesmos benefícios à saúde que o cacau puro.
No entanto, o alimento ainda é uma fonte considerável de cálcio, devido ao seu alto teor de laticínios, e tem uma porcentagem maior de vitamina A.